18/08/2016

Produto Nacional: Entrevista com Tatiane Rodrigues


Sejam bem-vindo ao nosso Produto Nacional, hoje apresentando uma entrevista bem bacana com a autora de Prospecto.

Com seu livro de estréia, Prospecto, Tatiane promete e muito!

Vamos conhecer um pouquinho mais do livro dela:


TÍTULO: Pospecto
TÍTULO ORIGINAL: ---
SÉRIE: Série Prospecto
AUTOR(A): Tatiane Rodigues
EDITORA: Editora Arwen
PÁGINAS: 260
SAIBA MAIS: SKOOB
ONDE ENCONTRAR: Arwen Store

SINOPSE: O impossível é só o começo.
Daiane Campbell é uma garota apaixonada por livros e sonha com o dia em que possa encantar pessoas com suas histórias. O que não esperava era que fosse viver sua própria aventura irreal. Em meio à monotonia da cidade, descobre pertencer ao mundo dos Guardiões, pessoas que têm a missão de proteger o Tempo e abençoadas com dons excepcionais. Quando Michael Jones, um antigo Guardião, ameaça a estrutura desse mundo, Daiane terá que decidir a qual lugar pertence: aos Guardiões ou à vida real. Em meio à guerra, amores e contradições virão à tona e o impossível se torna a única chance de salvar a todos. A palavra Prospecto pode ser tudo o que precisam para vencer, mas também pode levá-los à morte.


Conhecemos um pouco do livro da Tatiane e agora vamos conhecer um pouco mais dela.


EL&E: Quando você começou a escrever?
T.R.: Comecei a escrever com dez anoas, quando tive que lidar com situações de bullying pela primeira vez. Escrever sempre foi minha paixão e aos poucos, também se tornou meu alicerce. Graças a escrita, superei dificuldades e deparei-me com os sonhos. Fui salva pelas palavras, acolhida pelas letras e então, juntei-me a elas. No início de 2008, tornei-me história e sonho, sendo guiada pelos livros e pelas entrelinhas. Prospecto nasceu poucos anos depois e, inconscientemente, renasci junto com ele.

EL&E: Como é para você, escrever? (O que sente? O que te motiva a contar histórias? O que acredita que elas fazem com quem as lê? Como é seu processo de criação?)
T.R.: Escrever é a minha vida. A garotinha de dez anos que sonhava em ser escritora está orgulhosa ao ver que realizou seu sonho. Quando olho para trás, ainda consigo vê-la. Lembro-me de seus pensamentos negativos, dos olhos repletos de lágrimas e do medo aterrorizados. Quase consigo senti-la à minha frente, sorrindo timidamente e assustada por dar voz à imaginação. A escritora salvou-a, libertou-a e deu-lhe asas quando não sabia voar. A Tatiane Rodrigues de sete anos atrás cogitou desistir um milhão de vezes, mas jamais deixou de acreditar. E por ter acreditado, estou aqui. Fui salva pelas palavras e pela magia que elas contêm.

Acredito que, um dia, possa ajudar alguém da mesma forma que fui ajudada. As palavras sempre conhecem nossa alma e podem, muitas vezes, curá-la de uma enfermidade. Anseio criar refúgio através de histórias, transmitir lições e mostrar que tudo é possível quando acreditamos. Os sonhos são a razão de acordarmos todos os dias, mas acabamos nos esquecendo disso. Há alguns anos, esqueci-me de sonhar e, por causa disso, perdi-me na imensidão de pesadelos.

Minha missão é, dessa forma, ajudar. Mesmo escrevendo ficção, sonho em transformar o mundo - e não me refiro ao mundo como um todo, mas sim, ao mundo de cada pessoa. Temos um pequeno universo dentro de nós e jamais podemos esquecê-lo. Quando sonhamos, ele se expande. Quando acreditamos, ele se torna mais forte. E quando realizamos algo, conseguimos enxergá-lo da maneira que ele realmente é - repleto de luz e estrelas.

Quando acordo todos os dias, sou grata pelos sonhos realizados e por tudo que estão vivenciando. Lutei tanto por isso que meu coração se aperta de felicidade. E cada mensagem de motivação, comentário e apoio faz da minha vida mais feliz. Vocês deram asas a Prospecto e ele está alçando voo em breve.

EL&E: O que inspirou a escrever sobre o universo dos seus livros?
T.R.: Isso pode soar clichê, mas criei Prospecto a partir de um sonho. Quando sonho à noite, sempre me esqueço de seus detalhes. Mas aquele sonho em especial estava nítido em minha mente quando acordei. Sonhei que estava viajando pelo tempo e que vivia em um mundo de possibilidades. Acordei sorrindo.

EL&E: Qual personagem você teve mais prazer em escrever? Por quê?
T.R.: Nutro um grande amor por todos os personagens. Porém, a protagonista de Prospecto sempre me encantou. Daiane Campbell é sonhadora e luta por seus objetivos, fazendo de tudo para realizar seus sonhos. Ela admite ter erros, defeitos e jamais se autointitula heroína. Mesmo tendo pensamentos negativos, faz de tudo por seus amigos e por aquilo que ama. Acredito que sua luz possa salvar mais pessoas do que imagina.

EL&E: Na trama da(s) sua(s) história(s) tem algum elemento ou fato que retirou da sua vida pessoal, algum trauma ou experiência marcante fantasiada na narrativa?
T.R.: Durante o processo criativo de Prospecto, vivenciei muitas situações de bullying. Minha autoestima estava baixa e eu mal conseguia me olhar no espelho. Foi um momento difícil e creio que Daiane tenha passado por muitos deles também. Ela teve que lidar com descobertas, conflitos e pessimismo - assim como eu. Nossas vidas tomaram rumos diferentes, mas ambas encontramos nossa luz no fim do túnel.

EL&E: Qual foi o autor ou autora que mais lhe inspirou a escrever? Qual frase ou ação dele(a) que lhe motiva até hoje e que usa como referência de grandes mudanças na literatura?
T.R.: J.K. Rowling sempre me inspirou. Ela me levou a lugares que jamais ousei conhecer, mostrou o real significado da amizade e ensinou que sonhos são possíveis. Graças a Harry Potter, conheci Hogwarts e vi o quanto a magia pode ser poderosa. Suas palavras me guiaram por muitos anos, dando forças quando mais precisei e sendo meu alicerce. Posso não ter recebido minha carta e não ter entrado na Grifinória, mas jamais deixei de ser bruxa. Quando J.K. foi recusada por diversas editoras, ela continuou acreditando no impossível e lutando por seus objetivos, A ela, dedico toda minha motivação.

EL&E: Possui alguma mania ou peculiaridade quando escreve? Por exemplo, coloca um estilo de música especial, se tranca num quarto por horas, faz jejum enquanto escreve um capítulo, escreve de pé, etc.
T.R.: Na verdade, não. Prefiro escrever à noite, ouvindo músicas, mas consigo escrever a qualquer hora e em todos os locais. Nos intervalos das aulas, costumo destacar algumas folhas do fichário e escrever.

EL&E: Há diversos autores(as) que foram consagrados com um gênero específico de literatura e quando escreveram algo fora disso, não foram tão bem-sucedidos. Hoje, você se imagina escrevendo algo diferente do estilo que vem publicando? E, se sim, como acha que lidaria se seu novo gênero não fosse tão bem-aceito como o anterior?
T.R.: Sempre estamos sujeitos a mudanças e desafios. Sou apaixonada pelo gênero fictício e fantástico, mas já pensei em desbravar romances e suspenses. Apenas de ser um grande passo, devemos seguir nosso caminho e dar um passo à frente. Podemos tropeçar na estrada ou continuar caminhando - jamais saberemos se não tentarmos. Há um mundo de possibilidades nos esperando e ele pode ser só o início da trajetória.

EL&E: Como você publicou seu livro? Como foi o contato com a editora: você a procurou ou ela procurou?
T.R.: Desde que concluí Prospecto, em 2014, sonho em publicá-lo e mostrá-lo às pessoas. Batalhei pela publicação durante um ano, buscando patrocinadores incessantemente. Por não ter condições financeiras de publicá-lo, procurei patrocínio em todas as empresas da minha cidade. Cheguei a andar durante horas sem fim, batendo de porta em porta, pedindo ajuda e recebendo diversas respostas negativas. Vendi balas e chicletes em minha escola (a cada dez centavos ganhos, eu comemorava uma pequena vitória), fiz rifas e consegui muitas bolhas nos pés por andar demais. Não foi um ano fácil e eu pensei em desistir muitas vezes, perguntando-me se tudo daria certo no final. Então, criei uma campanha no Facebook: #ProspectoNaEditoraArwen, onde pessoas postavam fotos com plaquinhas com a tag, pedindo a publicação. Em menos de uma semana, tivemos 400 plaquinhas e muitos compartilhamentos. A Editora Arwen se tornou minha luz no fim do túnel, dando vida aos meus sonhos e acreditando em meu potencial. Eles fizeram um hangout surpresa e me contaram a notícia da publicação ao vivo, junto com diversos autores. Ultimamente, tenho derramado muitas lágrimas de alegria. Tudo parece surreal e tenho muitas expectativas para a pré-venda e para o lançamento.

EL&E: Como encara o alto investimento de grandes editoras em livros internacionais?
T.R.: Há muitas obras internacionais fantásticas e todas merecem ser lidas. Acredito que os livros nacionais e internacionais possam fazer parte de nosso cotidiano de forma igualitária, entrelaçando-se um ao outro. Temos autores maravilhosos e histórias incríveis, e só precisamos de uma chance para mostrá-los às pessoas.

EL&E: Em relação a arte da capa e da parte interna do seu livro, você gerenciou ela meticulosamente ou deu a ideia de como imaginava e criaram para você?
T.R.: Desde o início, quis fazer parte do processo de publicação. Desempenhei-me na revisão, lendo o livro durante dias e fias e analisando-o meticulosamente. Escrevi minhas ideias e encaminhei-as ao capista, analisando vários pontos de vista e possibilidades para a capa. E pretendo fazer parte do processo de diagramação também. Prospecto é muito especial para mim e quero deixá-lo ainda mais especial para vocês.

EL&E: Como você, escritor e também amante de literatura, explicaria o fato dos brasileiros lerem tão pouco? Que medidas você acredita que deveriam ser feitas para melhorar nossa média anual de leitura?
T.R.: Uma vez, ouvi uma frase que dizia "Todo mundo é leitor... Alguns só não descobriram seus livros favoritos ainda". Creio que todos nós temos uma alma leitora, assim como uma Çansia por palavras e pela irrealidade. Devemos, assim, expandir nossos horizontes, compartilhar histórias e fazer com que mais pessoas vejam a magia por trás das letras. Precisamos de mais incentivo, oportunidades e empatia.

EL&E: Se você pudesse falar com um futuro escritor, que estivesse com medo de publicar seu projeto, 3 coisas que você diria a ele que só a vida de escritor publicado lhe ensinou?
T.R.: A primeira coisa que eu diria seria para que ele(a) não desistisse. Haverá muitos obstáculos em nossa vida, mas jamais devemos nos deixar abater. E se, por acaso, os empecilhos atrapalharem nossa caminhada, devemos enfrentá-los. Haverá muitas oportunidades, possibilidades e direções diferentes. O importante é seguir nossos sonhos e deixá-los nos guiar. O impossível não existe para sonhadores.

Eu também diria para esforçar-se ao máximo e dar seu melhor. Tudo o que é feito com o coração tem um grande significado - para você e, consequentemente, para seus leitores também. Revise quantas vezes lhe parecer conveniente, faça mudanças se for preciso e dê vida ao seu mundo. A magia só acontece quando nos concentramos bem.

E por último, eu diria para não se desesperar. Tudo ocorre no tempo certo e no momento adequado. A luz no fim do túnel sempre irá aparecer - e ela jamais irá embora.

EL&E: Como funciona um financiamento coletivo para você, escritores, e para nós, ansiosos leitores? Por que investir nesses projetos?
T.R.: Livros são pequenas vidas e a cada financiamento, elas alçam voo e encontram um lar. Sempre que investem em nós, conseguimos alcançar mais uma casa e cumprir uma nova missão. Financiar projetos como esses é dar vida a um sonho e logo em seguida, a outro, outro e outro. Você cria vida e vive para vê-lo expandir-se pelo mundo.

EL&E: Deixe um recado aos nossos leitores e aos aspirantes a escritores:
T.R.: Durante todos esses meses, um sentimento em especial perpetuou meu coração: a gratidão. Agradeço a todos que leram essa entrevista, me apoiaram e acreditaram em meus sonhos. Vocês deram voz a uma escritora que jamais foi ouvida. Convido-os a conhecer o universo de Prospecto e a descobrir milhões de possibilidades. 
E para todos que sonham com algo, deixo uma mensagem especial: muitos empecilhos podem aparecer em nossa vida, mas sempre haverá uma luz na escuridão. Nem sempre nós a enxergamos, mas ela continuará lá, esperando nossa chegada. Muitas vezes, eu deitava a cabeça no travesseiro e pensava "isso não vai dar certo, eu só estou me frustrando". Quase apertei a tecla Delete e excluí tudo. Mas, mesmo assim, resolvi acreditar. Lutem, persistam e vivam seus sonhos. Até um tempo atrás, eu era totalmente invisível. Hoje, consigo voar através das palavras.


Bem, para vocês não ficarem desesperados pelo livro, vamos deixar uma primeira impressão sobre ele aqui:

"Ao ler as primeiras páginas (APENAS 29 PÁGINAS DE ALEGRIA) de Prospecto, tive duas incríveis surpresas: Primeiramente, a escrita da querida Tatiane é muiiito gostosa. Você entra no livro com muita facilidade e cria uma grande empatia pela mocinha. A segunda surpresa foi que a nossa mocinha, Daiane Campbell, é assim como a gente: uma moça fascinada por livros e que sonha em encantar o mundo com suas palavras também. E insiste muito nesse sonho (só por essa razão, já me apaixonei pela história).
Além disso, a trama promete muita aventura e um papel fundamental para uma personagem que não era a mais popular ou mais endeusada e livre de defeitos. E sim, alguém que se vê tão pequena no meio a multidão mas com incríveis capacidades e poder de transformação.
Espero muito para ler o resto do livro. Até já garanti o meu exemplar, NO PRIMEIRO DIA DE PRÉ-VENDA na loja da Editora Arwen, por apenas E INCRÍVEIS R$ 19,00. Sim! Que lindo preço! Garantam o seu também!"

Aí está pessoal!
Não sei vocês, mas eu super me emocionei com a entrevista e foi um enorme prazer trazer a Tatiane até vocês e conhecer ela.

Espero que tenham curtido nossa ideia! Traremos mais entrevistas para vocês e muito mais livros também!

Compartilhem a ideia "Produto Nacional", para que possamos erguer as vozes desses autores e histórias que clamam por nos conhecer!


Carinhosamente,
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário