15/09/2016

Fora das Páginas: Teen Wolf


Boa noite, sejam bem-vindos a mais um "Fora das Páginas" - ainda na vibe dos lobos!





Hoje vamos falar de mais uma série de lobisomens - não apenas lobisomens, existem muitas outras criaturas envolvida também.
Ela não é tãããããooooo queridinha assim, se compararmos com outras do gênero - que eu não preciso mencionar aqui nee?! Hahahaha
Teen Wolf fica no mesmo lugar que Bitten (falamos AQUI) no quesito "Legião de Fãs", pois não vemos a mesma "manifestação" em relação a série. O que eu não entendo o motivo, pois é tão melhor quanto! 
Okay, talvez eu entenda... Hahahaha



Partindo primeiro para as curiosidade, aos que conhecem apenas a série ou aos que nunca ouviram falar, Teen Wolf é inspirado em um filme dos anos 1985, de mesmo nome e estrelado por Michael J. Fox. 
Por aqui o filme recebeu a tradução de "O Garoto do Futuro" - melhor que "Lobo Adolescente", não é Sony?!... mesmo não fazendo sentido.
Há algumas mudanças/adaptações entre o filme e a série. Enquanto que no filme Scott (personagem principal de ambos) herda o gene licantropo do pai, na série ele é mordido por outro lobisomem. No filme, todos sabem sobre essa condição sobrenatural, já na série, isso vai sendo revelado aos poucos.
Porém há uma diferença bem "gritante" quanto ao gênero associado à série. O filme se encaixa no gênero "comédia" e a série é bem mais ampla, cheia de suspense e com um toque mais "dark".

Entre os anos de 1986 até 1987, foi exibido o desenho animado nos EUA, também com o mesmo nome. Neste, foram introduzidas novas personagens, que não aparecem tanto no filme quanto na série - alguns nem existem.


E ainda na parte das curiosidades sobre essa série maravilinda, Teen Wolf ganhou, em 2012, um livro intitulado "On Fire: A Teen Wolf Novel" escrito pela autora Nacy Holder - responsável por livros baseados na série "Buffy - A Caça Vampiros" e co-autora da série "Wicked" (essa última lançada aqui no Brasil pela editora Rocco).
Colton Haynes (Jackson Whittemore), Tyler Posey (Scott McCall)
& Holland Roden(Lydia Martin) com o livro.

E como se isso não saciasse o desejo dos fãs, Teen Wolf também ganhou uma série de comic books.
Capa do primeiro volume

Well, focando nossa atenção agora apenas na série - não, não vou dar spoilers, não se preocupem - vamos falar um pouquinho do que encontrarão na série.
Ela começa com aquele clichezão básico, Scott McCall é o típico adolescente norte-americano, meio deslocado, impopular, que quer conseguir uma boa posição no time - neste caso Lacrosse - junto do seu melhor amigo, Stiles Stilinski.
Tyler Posey (Scott McCall) & Dylan O'brien (Stiles Stilinski)
Certo noite, Stiles chama Scott para irem até a floresta, pois encontraram um corpo - o pai de Stiles é o xerife da cidade, então ele tem uma boa "fonte" de informações. Ambos vão até a floresta e se deparam com o tal corpo, mas não apenas isso e uma pequena confusão se forma e no meio dela é quando Scott é mordido.
A partir daí, a primeira temporada toma esse rumo, entre a descoberta dessa nova condição sobrenatural do Scott e o tal alfa que o mordeu e que atormenta Beacon Hills.
Claro, esse não é o único foco da temporada, há a inclusão de outras personagens que se tornam de extrema importância mais tarde e, com elas, um pouco de suspense envolvendo suas vidas.

Okay, como eu disse, é aquele clichê básico. E acredito que seja isso que acaba afastando algumas pessoas. Além do "receio" com o "teen" no nome - eu tinha esse receio de assistir a série e esse era um dos motivos... Hahahaha.
Sim, a primeira temporada é a pior de todas. Não há como tentar explicar ou "contornar", ela é ruim e ponto. Porém, há de se dar uma chance, pois a partir da segunda tudo melhora, drasticamente e continua melhorando ainda mais, tanto em enredo quanto em efeitos.


Três seres diferentes - não vou dizer o que são,
pois seria spoiler! Hahahaha
A história entre a primeira e a quarta temporada foi a que mais me surpreendeu, pois elas ganham rumos diferente e do nada - não tão do nada assim, é explicado depois - elas se ligam de uma maneira que nunca irá passar pela mente de vocês! 
Entre elas, na segunda e terceira temporadas, temos a inclusão de novas criaturas na série, todas retiradas de algum folclore, de alguma parte do mundo, alguns conhecidos e outros nem tanto.
A mitologia criada na série, traz elementos já bem manjados, como Bala de Prata, no entanto é muito legal a analogia feita junto a um sobrenome bem focado na série.
Temos a Wolfsbane, conhecida aqui como acônito. É uma planta que fora muito usada para matar lobos antigamente.
E, a não tão manjada, Mountain Ash, também é uma planta e que possui seu fundo de misticismo em algumas culturas.

No meio disso tudo, é quando temos aquele tom "dark" de que falei no começo do post. 
Acredito que por ser uma série produzida pela MTV, isso permita fugir dos "padrões" comuns de séries nesse estilo (produzidas por canais como The CW), pois cada temporada vai ficando mais sombria e com histórias mais cruas, por assim dizer - sem floreios ou enfeites, para que isso seja amenizado.
A maneira como a história é apresentada também é muito boa, pois temos episódios recorrente e então um daqueles episódios que não tem nenhum sentido com o que está acontecendo, até ele fazer uma "ponte" e conectar tudo.

Aqui entra também o principal motivo que me fez amar essa série maravilinda.
Ela é "teen" porém é livre daqueles dramas típicos de adolescentes que enchem a maioria das séries. Isso é algo que abordam na série, sim, porém não se torna o foco central dos acontecimentos.
E eu fico muito feliz por isso!
Não vou mentir, na grande maioria das vezes perco o interesse numa série (desse estilo) por causa disso. Detesto esse rodeios de crises adolescentes, motivo pelo qual parei de assistir Vampire Diaries, além do chatíssimo triângulo amoroso - que é outra coisa que não existe na série.


Isaac Lahey (Daniel Sherman) 
Em nenhum momento a história perdeu seu foco para se central num desses temas. Há, sim, romance, porém foi muito bem trabalhado ao longo da série, se tornando algo que a incremente e não que a anule.
Quem acompanha o blog já deve ter percebido que, tanto eu quanto a Ana, passamos longe das ditas "modinhas", entre séries e livros. Além de que também não gostamos de personagens - principalmente os principais - que são vitimizados ou martirizados em demasia ao extremos. 
E Teen Wolf não tem nenhum dos dois.

E já que mencionamos as personagens, vamos falar delas um pouquinho.
Na minha opinião, todas as personagens foram construídas com excelência, principalmente os vilões. Cada um tem sua própria personalidade, de maneira que não fica uma "cópia" dessa ou daquela outra. E suas atitudes condizem perfeitamente com isso, não deixando falhas de caráter.
Há personagens para todos os gostos, desde os mocinhos, "anti-heróis" e vilões. Você consegue sentir a evolução de cada um ao passar das temporadas e como isso vai se transformando e construindo, de maneira mais forte, a personalidade de cada um. Eles aprender uns com os outros e entendem suas complexidades.
E todas as personagens, de alguma forma, são essenciais para a série. Todos tem uma papel para a história, mesmo que em apenas uma temporada.

Não podemos esquecer de outro fator que compõe a série, a trilha sonora. É fenomenal, como um todo desde a trilha score até as canções inclusas nas cenas.
É uma boa maneira de conhecer novos artistas!

Vou confessar uma coisa para vocês: não comecei assistindo a série desde a primeira temporada. Comecei a partir da segunda!
E é o que eu indico a todos quando tento convencer a pessoa de assistir Teen Wolf. Assisti a primeira temporada apenas depois da terceira. Hahahaha
Particularmente, não tive nenhum problema quanto a história, dá pra acompanhar super tranquilo, pois tudo o que você precisa saber é "lembrado" em pequenos flashs ou pequenos diálogos.
É uma maneira muito boa de gostar da série!

E para aquelas que se interessaram, corram para uma maratona e assistiam as cinco temporadas antes de novembro. Dá tempo ainda!
A sexta e última temporada estreia nos EUA, no dia 15 de novembro desse ano!

É uma notícia muito ruim, saber que vai acabar uma série que você tanto ama, no entanto, acho que foi uma decisão muito sábia. Há série, mundo a fora, que foram alongadas demais e isso acabou estragando toda a história criada e a premissa.

Porém, há uma petição rolando na internet, chamada "Save Teen Wolf", onde o pedido é de que a Netflix adquira os direitos para produzir a série, já que a MTV decidiu cancelá-la por querer se manter mais em "Reality TV".
E isso acaba se tornando contraditório. Por um lado, teremos uma ótima produção - todos sabemos que a Netflix não peca - ou assim esperamos. Mas, por outro, não seria legal ver a história se repetir - há maneira disso acontecer na série, mas não vou dar spoilers - ou ver Teen Wolf se transformar em "Adult" Wolf, pois seria o outro caminho ao qual a série poderia seguir.
Como eu disse, é contraditório, mas se a Netflix realmente adquirir os direitos, que seja um bom trabalho então!

Vou deixar link da petição para quem quiser se juntar ao "Save Teen Wolf": AQUI

E já que estamos falando de "petição", vou propor uma campanha aqui no blog (no nosso facebook e no instagram também).
Mas que campanha é essa? 
"Queremos On Fire - A Teen Wolf Novel no Brasil!" - o livro não foi traduzido por nenhuma editora até o momento.
Como vai funcionar? 
Vamos fazer barulho! Particularmente, eu acho que é um livro muito a cara da Galera Record... Hahahaha 
Então vamos nos focar nisso e divulgar com a "hashtag":
#GaleraTrazOnFireaTeenWolfNovel
Fica aqui também a imagem da divulgação. Então usem o facebook, twitter, instagram, sinal de fumaça, pombo correio... o que quiserem e vamos fazer barulho!



Well, fica aqui nosso "Fora das Páginas" de hoje, com essa dica bem lega de série!
E nos contem se já assistiram Teen Wolf, o que acharam, se gostaram ou não, se querem assistir algum dia... comentem aqui, nos diga tudo e não esconda nada!


Carinhosamente,
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário