04/09/2016

Próximo Livro: Anne Rice


Boa noite pessoal, sejam bem-vindos ao nosso quadro "Próximo Livro".

Hoje teremos um post um pouquinho diferente, quase um "Especial", por assim dizer.
Teremos um "Próximo Livro" voltado para a Rainha dos Vampiros, Anne Rice, com três indicações de livros dela. Sim, todos envolvendo vampiros e com livros bem conhecidos, porém que merecem um certo destaque.
E é um bom momento para quem está procurando ou recém conhecendo o tema/universo.

Anne Rice é conhecida não apenas por ter uma saga envolvendo essas criaturas noturnas (que povoam nossa mente de inúmeras formas), seu principal ponto, é o Vampiro Sedutor. Não como Béla Lugosi ou outros mais modernos, ela trouxe a sensualidade para essas criaturas, sem "desconstruir" a verdadeira essência do vampiro.

Fica aqui, então, nossas dicas! 


TÍTULO: Entrevista com o Vampiro
TÍTULO ORIGINAL: Interview with the Vampire
SÉRIE: As Crônicas Vampirescas
AUTOR(A): Anne Rice
EDITORA: Rocco
PÁGINAS: 344
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de Rock.

"- Quer dizer que ele sugou o seu sangue? - perguntou o rapaz
- Sim - o vampiro sorriu. - É assim que se faz."

Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início:

"- Escute, mantenha os olhos abertos - murmurou Lestat, com os lábios encostados em meu pescoço.
-Lembro-me que o movimento de seus lábios arrepiou todos os cabelos do meu corpo, enviando uma corrente de sensações através do meu corpo que não me pareceu muito diferente do prazer da paixão..."


TÍTULO: O Vampiro Lestat
TÍTULO ORIGINAL: The Vampire Lestat
SÉRIE: As Crônicas Vampirescas
AUTOR(A): Anne Rice
EDITORA: Rocco
PÁGINAS: 468
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: O romance acompanha o vampiro através dos séculos, sua infância aristocrática, seu desbunde como ator no mundo cênico de Paris, sua transformação em estrela do rock, que enfeitiça milhares de fãs. O leitor conhecerá um charmoso e inquietante Lestat, em busca de um significado para sua existência, que o levará a seus ancestrais e ao elo perdido dos bebedores de sangue.


TÍTULO: A Rainha dos Condenados
TÍTULO ORIGINAL: The Queen of the Damned
SÉRIE: As Crônicas Vampirescas
AUTOR(A): Anne Rice
EDITORA: Rocco
PÁGINAS: 592
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: Em " A Rainha dos Condenados", a escritora Anne Rice, traz vampiros para todos os gostos. Jovens e deliquentes, como Baby Jenk, da Gangue da Garra, românticos como Armand e Daniel, estudiosos como Jesse, que investiga para a organização conhecida como Talamasca, a história desses seres estranhos, imortais misturados entre mortais, para quem sangue, sexo e morte são elementos indissolúveis do dia-a-dia. Reunidos em torno de Lestat, eles respondem ao chamado de sua música quase hipnótica e correm, ao longo da narrativa de Anne Rice, um perigo difícil de evitar. É que o som de Lestat, desperta Akasha, a mãe dos vampiros, a encarnação da força maléfica feminina, disposta a escolher os justos, entre os vampiros, por meio de um banho de sangue.

NOSSA IMPRESSÃO: Começando com a escrita de Anne Rice, temos algo lírico, que emana a essência de seus personagens. Anne sabe como "manipular" os personagens dentro da sua escrita fluída e de uma maneira quase poética. Ela resgata a essência gótica das Artes, com seus aspectos sombrios e sensuais, ao mesmo tempo, juntamente com o romantismo - não no sentido temático de histórias - e sim pela maneira como transforma suas palavras nessas histórias.
Sabemos que Anne Rice não escreve romances!
Ela nos entrega vampiros capazes de seduzir e matar num piscar de olhos - daqueles que assumem seus verdadeiros instintos - são capazes de palavras doces e afiadas com uma pausa virgulada e, acima de tudo, são envolventes, das muitas maneira possíveis, mesmo representando um perigo eminente.
Pode-se dizer, que foi com "Entrevista com o Vampiro" que a imagem dessas criaturas adentrou ao mundo moderno e se moldou à ele, sem perder o toque de crueldade ou malícia que nos foi apresentado antes.
Para aqueles que gostam do tema ou dessas criaturas, Anne Rice é a melhor escolha para conhecer esse universo. Seus personagens não são "vazios", questionam a si mesmo e a própria existência - existe uma consciência latente em cada um, de uma maneira pouca vista em outros livros, principalmente do tema e sem se martirizarem ou vitimizarem.
O universo criado em "As Crônicas Vampirescas" nos mostra essa complexidade, muito bem trabalhada e explorada por Anne. Somos apresentados a cenários, criados ou verdadeiros, de uma maneira como se estivéssemos vendo-o realmente, transformando a leitura um deleite, cujo o qual não queremos nos desfazer.
Podemos ficar aqui citando inúmeros qualidades das suas histórias, estudando personagens ou até mesmo cenários, mas todos teremos que concordar que o resultado ao qual somos apresentado é, sem sombra de dúvida, fenomenal.
Não vamos fazer comparações com filmes ou coisa parecida, tendemos a não comparar duas mídias diferente, mas que todos os livros mereciam sua versão para os telões, mereciam! Concordemos!

Esse foi nosso "Especial Próximo Livro - Anne Rice"
Espero que tenham gostado e comentem aqui o que vocês acham dos livros dela. Já leram todos? Está conhecendo agora? Nos contem!

Carinhosamente,
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário