02/10/2016

Próximo Livro: O que ler depois de A Irmandade Perdida - Anne Fortier

Olá, Pessoal!


Atrasadinho, mas estamos postando mais um próximo livro! Aeeeehhh!

Se você já leu algum livro com baseado em fatos reais e não apenas baseado em mitologias, com certeza deve ter ficado intricado e ido atrás para saber mais sobre o fato em si. Senão, aconselho: é sempre legal conhecer o que aconteceu e entender a interpretação dos autores.


Seguindo essa linha, nós da Equipe EL&E, que além de grandes amantes de Fantasia, temos alguns queridinhos na nossa estante que podem até ser romance fictícios mas tem muita verdade no seu plano de fundo.

Se você já leu o Romance Histórico de Anne Fortier, a Irmandade Perdida (e se não leu, fica a dica!) deve ter se intrigado muito por esse gênero e talvez esteja procurando livros semelhantes. Seguindo essa linha – Romances baseados em histórias/lugares reais – nos separamos esses três títulos que valem a pena ser lido.



Então, pegue seu bloquinho e anote ai:



1. O Anel: A Herança do Último Templário

TÍTULO ORIGINAL: The Ring: The Last Knight Templar's Inheritance
AUTOR: Jorge Molist 
EDITORA: Planeta do Brasil
PÁGINAS: 407
SINOPSE:  Skoob

NOSSAS IMPRESSÕES:

Antes de dar as impressões gostaria de salientar dois pontos interessantes que você deve saber: 1º) é um Romance atípico. A trama não gira em torno do casal principal e também não há aquela melosidade que sempre encontramos em romances. Ele simplesmente te choca de tão real que é nesse sentindo. Não há floreios, não há idealizações demasiadas e não é enjoativo. 2º) é o típico romance que vai te prender até o final, se você gostar do tema e tiver paciência para não desistir, já que a cada capitulo há uma nova intriga e um novo pedaço de um quebra-cabeça enorme.

Gostei muito do livro, embora não seja aquele romance alucinante estilo Dan Brown (Se você espera isso nesse livro, pode se decepcionar).   É um romance leve, mas ao mesmo tempo misterioso – contraditório, não? -. Infelizmente, os primeiros capítulos não são tão instigantes, mas, então, a história atual (dos mocinhos) começa a se mesclar com a histórica vida dos templários, dos dias de gloria aos dias de queda. E quando vê, você já leu todo o livro.

É instigante a caça ao tesouro que o livro promove e toda a aventura para encontrar o “X” do mapa. Mas o que mais te choca é o incrível – e corajoso – fim que o nosso autor da para o livro (mas não vou dar Spoillers!!!).

Se você não tem medo de se aventurar e sair do comum, os segredos do “O Anel” te esperam!

 


2. Memórias de uma Gueixa


TÍTULO ORIGINAL: Memoris of a Geisha
AUTOR(A): Arthur Golden
EDITORA: Imago
PÁGINAS: 460
SINOPSE: Skoob 



NOSSA IMPRESSÃO:
Acho que esse é um dos livros que não envolvem nada fantástico que eu mais gosto. Simplesmente amo a história que encontramos entre as páginas, pois foi contada de uma maneira delicada - fazendo jus à arte que envolve todo o universo das gueixas - mas ao mesmo tempo, soube mostrar o lado mais cru de como tudo acontece, sem floreios ou enfeites para que ficasse mais "bonito". Mesmo havendo controvesas sobre a história contada por Arthur Golden, que implica não ser exatamente o que acontenceu com Sayuri, continua sendo um livro muito belo.

Na minha opinião, é uma leitura essêncial aos fãs da cultura japonesa no geral, bem como é uma leitura essencial àqueles que também não estão acostumados a tal universo, pois o livro pode surpreender de maneira sem igual. Acima de tudo, ele é um ótimo "quebra-tabu" sobre o que as gueixas realmente são, nele entendemos todo esse universo oculto aos olhos de leigos, como se estívessemos assistindo aos bastidores de um programa.

Particularmente, eu amo toda essa essência delicada e, ao mesmo tempo poderosa, que envolve as personagens e a maneira como somos apresentados a esse "mundo secreto" no Hanamachi. É possível viajar no tempo e realmente se sentir no Japão daquela época, com todas suas cores brilhantes, as luzes e as flores de cerejeira (sakura) acentuando o clima da história.

Claro, nem tudo são momentos graciosos na história de Sayuri. Houve caminhos bifurcados durante toda a sua jornada, intricados pela guerra e a inveja por parte de outras gueixas - afinal, ela fora considerada a gueixa mais bela em sua época. Vemos como toda a transformação em sua vida fez com que ela se transformasse também, desde quando era a filha de um pescador que fora vendida, até se tornar a gueixa mais famosa e então encontrar o caminho até sua grande paixão.




3. A Costureira


TÍTULO ORIGINAL: The Dressmaker
AUTORA: Kate Alcott
EDITORA: Geração Editorial
PÁGINAS: 376
SINOPSE: Skoob

NOSSAS IMPRESSÕES:
Particularmente, eu, Ana, adoraria o livro simplesmente por ser um romance de época. Mas ele conseguiu me encanta ainda mais por reunir três assuntos que me instigam muito: A história da moda, a sociedade dos loucos anos vinte e o maior desastre marítimo de todos os tempos, o naufrágio do Titanic.

É quase como um documentário o livro, já que traz muitos detalhes do naufrágio e da sociedade. Você, leitor, poderá ver a modernização do tempo (tem até uma citação do carro de Henry Ford, o famoso Ford T, a entrada de Chanel Coco ao mundo da moda e todas as suas transformações nas vestimentas femininas). E há também uma visão muito fria da sociedade elitista da época e as transformações causadas pela luta das classes operárias.

E para você, que viu o filme Titanic, chorou com a música da talentosíssima Celine Dion, e ficou se perguntando o que houve depois do navio afundar, há também o julgamento dos sobreviventes do naufrágio! (Agora se é verídico ou não, deixo a cargo de vocês pesquisarem!)

Se está procurando amor e uma nova visão sobre o desastre do Titanic, fica aqui a nossa dica.



É claro que não são os únicos livros que podem se assemelhar ao nosso livro-base “A Irmandade Perdida”. Há por sinal muitos outros que merecem ser conhecidos, lidos, relidos, resenhados e indicados. Mas como nosso tempo é meio curtinho, listamos esses principais que tem um lugar muito especial nas nossas listas de leitura.

Agora, já leu eles? Comente aí então. Ficou com vontade de ler? Nos conte! Amamos interagir com nossos leitores e também amamos receber sugestões de “Próximos Livros”.
Até a próxima,

Carinhosamente,
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário