28/10/2016

Próximo Livro: Dan Brown


Sejam bem-vindos a mais um "Próximo Livro"!

Hoje será um especial, como aquele da Anne Rice (AQUI), porém falaremos de Dan Brown, aproveitando a onda do lançamento do filme inferno, vamos falar um pouquinho sobre a série do Robert Langdon, focando nos livros que ganharam uma versão para as telonas.

Vamos fazer um apanhado geral sobre as três obras e seus "nada" polêmicos assuntos. Lembrando, o post de hoje é sobre os livros, mais para frente faremos um "Fora das Páginas" abordando os filmes, okay?!

Bora então, conhecer um pouquinho mais sobre esses maravilivros!



TÍTULO: Anjos e Demônios
TÍTULO ORIGINAL: Angels & Demons
SÉRIE: Série Robert Langdon
AUTOR(A): Dan Brown
EDITORA: Sextante
PÁGINAS: 464
NOTA: 4/5 ✩✩✩✩
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: Antes de decifrar "O Código Da Vinci", Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal.
Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.



TÍTULO: O Código Da Vinci
TÍTULO ORIGINAL: The Da Vinci Code
SÉRIE: Série Robert Langdon
AUTOR(A): Dan Brown
EDITORA: Sextante
PÁGINAS: 432
NOTA: 5/5 ✩✩✩✩✩
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.
Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.



TÍTULO: Inferno
TÍTULO ORIGINAL: Inferno
SÉRIE: Série Robert Langdon
AUTOR(A): Dan Brown
EDITORA: Sextante
PÁGINAS: 448
NOTA: 4/5 ✩✩✩✩
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento.
No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri.
Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.





NOSSAS IMPRESSÕES: Então, começando pelo primeiro livro lançado com o personagem Robert Langdon, temos Anjos e Demônios, com a "apresentação" da tão famigerada "organização" Illuminati e seus planos de "Nova Ordem Mundial".
O que não falta nos livros que envolvem este personagem, são conspirações e sociedades secretas com grandes segredos a serem relevados, os mesmos que causariam uma grande comoção em massa, destroçando nossas vã crenças de como as coisas aconteceram e de como deveriam acontecer. Anjos e Demônios não fica para trás, como o percursos dessa série maravilinda, já nos enchendo de teorias - vezes com muito sentindo e bem críveis, quando apresentadas com base num fato, como o Acelerador de Partículas.
E então nos perguntamos pela primeira vez "e se...".
Nesse livro, somos "iluminados" pelos ideias dessa antiga sociedade secreta e também pela sua vingança contra a Igreja Católica e tudo começa quando Robert é chamado para decifrar o estranho símbolo gravado a ferro e fogo no peito de físico assassinado, a partir desse ponto, somos inseridos numa corrida contra o tempo ao lado de Robert e Vittoria para juntar e decifar as pistas encontradas.

Já em O Cógido Da Vinci, temos novamente a Igreja Católica e as obras de Leonardo Da Vinci como pano de fundo para o surgimentos de outra sociedade secreta, O Priorado de Sião e seus segredos sobre a vida de Jesus Cristo. 
De longe, essa é a melhor história dentre os três livros.
Somos apresentados, outra vez, a fatos e pistas que nos fazem perguntar "e se...", há muitas informações que podem ser ditas como revídicas, bem como há a pitada de ficção para complementar o romance e acho que é justamente a maniera como somos apresentados a todos os elementos do livro, que fez com que essa trama pegasse ainda mais minha atenção, pois dessa vez temos um conjunto bem alaborado de pistas e enigmas - todos muito instigantes.
A trama por si só já surpreende, com a ideia de um descendente de Jesus Cristo, a maneira intrincada com que os Cavaleiros Templários foram colocados ao meio disso tudo e a própria posição da Igreja perante tais acontecimentos e fatos.
Para quem curte uma boa conspiração, com certeza O Código Da Vinci é um dos melhores livros - não vamos entrar no mérito de fórmulas e afins, okay?!

E por fim, mas não menos importante, temos Inferno, que nos trás uma trama com um assunto um pouco mais para nosso cotidiano - vou tentar não dar muitos spoilers, pois acredito que dentre todos, esse é o que ainda está na lista de leituras do pessoal.
No entanto, não é mistério que a vida geral da população está correndo um grande risco. Dessa vez, diferente de segredos que ameçavam expor verdades escondidas, temos algo mais crível e até muito mais discutível e, de fato, muito bem abordado. 
É analizando a obra O Inferno, de Dante Alighieri, que nosso protagosnista se vê numa nova aventura contra o tempo. O cenário se repete com suas conspirações e ameaças, porém a proporção se torna gigantesca quando a destruição é a "solução" para certos problemas.
E é nesse ponto onde Dan Brown torna Inferno um livro para algo do nosso cotidiano. É cruel pensar assim, mas sempre haverá aquela parte mais obscura das nossas mentes que se perguntará "e se...".

Agora, falando de um modo geral das obras, a série Robert Langdon (incluindo O Símbolo Perdido, que ainda estou esperando pelo filme hahahahaha), são perfeitas para amantes de conspirações, pois se mostram como um "prato cheio" delas e muito bem elaboradas e intrincadas, numa trama construídas de maneira que não se apresentam pontos soltos, ou se existem, é proposital, para fazer algum tipo de conexão mais ao decorrer da trama.
Quanto as notas dadas aos livros, é mais uma questão de gosto pessoal, pois todos eles são recomendados e claro, vai ter aquela conspiração que vai fazer o coração bater mais forte, como no meu caso, que foi O Código Da Vinci e O Símbolo Perdido.


E então, o que acharam desse especial?
Querem mais especiais? Comenta aqui então e nos indique livros também e temos para um "Próximo Livro".



Carinhosamente,
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário