12/12/2016

Resenha: Serial Killers - Anatomia do Mal - Harold Schechter


Boa noite, people!
Sejam bem-vindos a mais uma "Resenha"!

E hoje trazemos um livro beeem fora do comum aqui no blog, mas que também faz parte das nossas leituras.

Para aqueles que curtem série como CSI ou Criminal Minds (ambas minhas favoritas hahaha), então você veio ao lugar certo!

Bora lá, conhecer mais sobre Serial Killers!



TÍTULO: Serial Killers – Anatomia do Mal
TÍTULO ORIGINAL: The Serial Killer Files: The Who, What, Where, How, and Why of the World's Most Terrifying Murderers
SÉRIE: ---
AUTOR(A): Harold Schechter
EDITORA: Darkside Books
PÁGINAS: 480
SAIBA MAIS: SKOOB 

SINOPSE: Entre na mente dos psicopatas. O dossiê definitivo sobre assassinos em série. O que faz pessoas aparentemente normais começarem a matar e não pararem mais? O que move – e o que pode deter – assassinos em série como Ed Gein, o psicopata americano que inspirou os mais célebres maníacos do cinema, como Norman Bates (Psicose, de Alfred Hitchcock), Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper) e Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme). Como explicar a compulsão por matar e o prazer de causar dor, sem qualquer arrependimento? De onde vem tanta fúria?


RESENHA: Esse livro não é um romance, é um dossiê que nos faz entrar de cabeça na mente de um psicopata. Nele somos apresentados a todas as definições e diferenças entre psicopatas e sociopatas, junto a análises forenses e psicologias sobre os modus operandi dessas pessoas com psicopatia.
Depois dessa introdução, muito bem elaborada, explicativa e esclarecedora – em relação de alguns termos e definições – entramos, literalmente, no mundo dessa compilação de casos de serial killers. E não apenas os mais contemporâneos e conhecidos, há nomes e histórias que nunca chegaram até nós – aqui no Brasil – e nem por isso deixam de ser chocantes.
Há pequenos históricos desses inúmeros assassinos, que somam ao todo 34 casos analisados e apresentados ao leitor. Além de um “Top 10”, com assassinos norte-americanos que ganharam um destaque a mais no livro.
Há uma certa desmistificação sobre os serial killers, também como a quebra de padrões, aos quais somos apresentados por mídias como filmes e séries policiais – apesar, de haver todo uma pesquisa sobre conteúdo para a criação de roteiros. Aqui temos algo mais cru e fiel ao caso e ao assassino.
Mas não é apenas de casos que o livro é composto. Além das explicações e análises de casos, há muito material sobre como isso tudo é visto pelas mídias (livros, filmes e séries...), ao ponto de que há um capítulo inteiro dedicado aos “Serial Killers na Cultura Pop” e as obras – desde músicas, passando por livros, filmes e séries e afins – que tais personas inspiraram, chegando ao extremo de haverem fãs desses assassinos – entre tietes e copiadores.
Podemos encontrar também a análise até mesmo do Conde Vlad Tepes – que não deixou de ser um serial killer na sua época. E como bem sabemos, ele foi uma das inspirações para a criação do Conde Drácula. Bem como menções “honrosas” ao Jack – O Estripador.
Há uma lista de livros com serial killers – de todos os tipos – onde encontramos autores ilustres e obras bastante conhecidas, como Psicose, A Coisa (It) e Joyland, do Stephen King, a Trilogia Millennium, do Stieg Larsson, entre outros. E os filmes estão cotados nessa lista também.
Em suma, é uma leitura para um publico muito específico, por não ser um romance e por abordar um tema, de carta forma, delicado e pesado ao mesmo tempo. Não é um livro para ser lido de uma vez só, tanto pelo conteúdo quanto pela apresentação – temos uma fonte de jornal, para uma enorme quantidade de material… é realmente muita coisa, mesmo que hajam ilustrações, fotos e derivados.
Quanto a edição, a Darkside é nota 10! O livro tem várias marcações como se fosse marcador de texto, ilustrações, fotos dos assassinos e, em alguns casos, das vítimas, fotos de evidências – como cartas que foram mandadas para o departamento de polícia da cidade em questão ou para a redação de um jornal.
Há um detalhe muito bem pensado na contracapa, que é uma digital, mas é quase imperceptível, dá pra ver apenas se você mexer o livro sob a luz. O que é fenomenal, pois é uma analogia muito bem elaborada.
O livro é hardcover, com uma textura aveludada – que eu gosto muito.
Estamos falando da Darkside aqui, nee gente! Claro que o livro seria fantástico!




MINHA IMPRESSÃO: Uma das minhas paixões, além de livros, filmes e série com teor fantástico, são as mesmas mídias que abordam serial killers. Minha série favorita é CSI (das quatro linhas que a série segue, minha preferida é CSI: Las Vegas ou CSI: Crime Scene Insvestigation) e também Criminal Minds (Mentes Criminosas), então esse livro é o meu não-romance favorito.
Não é um livro que a gente possa analisar uma trama (até porquê não existe uma hahaha), porém é impossível não falar sobre o trabalho que o Harold fez aqui, que é simplesmente fantástico. É, literalmente, um dossiê com todas as informações possíveis sobre serial killers, cuja a qual ele foi juntando durante anos até montar essa compilação.
Para quem curte o assunto e, principalmente, a parte de análise psicológica (tipo eu, Bia), esse livro é riquíssimo em detalhes e nos dá uma visão da mente dos assassinos e também dos detetives forenses (pois todas as definições são as mesmas usadas por eles ao investigarem um caso, como perfil psicológico e análise de cena do crime e modus operandi).
É um livro chocante, pois somos apresentados a casos de pura crueldade e coisas piores, que são quase difíceis de acreditar.
Uma parte que eu gosto bastante, é quando há a divisão por séculos e décadas, pois é nesse ponto que abordam o serial killer Zodíaco, que tem uma história muito interessante e que eu gosto muito também.
Além de ser uma super inspiração, quando se trata de escrever.

E há um livro, também da Darkside, no mesmo estilo, sobre serial killers brasileiros e mais outros dois, para incrementar aos interessados e aos que curtem o tema.



E então, curtem o assunto? Querem mais resenhas de livros não-ficção? Já leu? Então nos conte o que achou! Ainda não leu? Então corre pra garantir o seu!
Ah e comentem, comentem e comentem!!!



Carinhosamente,
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário