25/08/2016

Fora das Páginas: Filmes de Vampiros


Sejam bem-vindos a mais um "Fora das Páginas"!

Como você devem ter reparado no título, vamos falar de filmes de vampiros - não, não estaremos falando de Crepúsculo! - no entanto, temos uma linha temporal bem legal e vamos seguir essa sequência.

Ainda não é um Top 3 Classicão de filmes de vampiros, mas são filmes que merecem certo destaque.
Temos vampiros para todos os gostos neste post, desde aqueles sensuais e sedutores, passando por uma aventura e então chegando numa releitura moderna de um clássico.

Fica que vai ter bolo e entra nesse universo com a gente!

TÍTULO: Entrevista com o Vampiro
TÍTULO ORIGINAL: Interview with the Vampire
ANO: 1994
GÊNEROS: Fantasia, Drama, Terror
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO: Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Kirsten Dunst, mais

SINOPSE: São Francisco, ano 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flashbacks, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.

NOSSA IMPRESSÃO: Bem, aqui está um filme muito bem falado de um lado e mal interpretado de outro - inclusive pela própria autora, Anne Rice. 
No entanto, não há como negar que, tanto a direção quanto a interpretação das personagens e produção, ficaram impecáveis. A trama é simples, realmente simples, mas a magia está em como desenrolaram ela para as telonas. Não é uma cópia fiel ao livro, sabemos disso, porém há de se dizer o que é certo. Como um filme do gênero, Entrevista com o Vampiro fica ao lado de Drácula de Bram Stoker.
Em meio a tantos filmes que nos trazem tais criaturas noturnas, Entrevista com o Vampiro nos apresenta a síntese do que os romances tentam transparecer. E isso se torna o ponto forte com as interpretações de Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Banderas.
Mesmo para um filme da década de 1990, temos ótimos efeitos quando se tratando de mostrar o lado sobrenatural da trama. E se assistido nos dias de hoje, não sentimos a diferença dessa qualidade... pode-se dizer que é um filme atemporal.




TÍTULO: Van Helsing - O Caçador de Monstros
TÍTULO ORIGINAL: Van Helsing
ANO: 2004
GÊNEROS: Ação, Aventura, Fantasia
NACIONALIDADE: EUA, República Tcheca
ELENCO: Hugh Jackman, Kate Beckinsale, Richard  Roxburgh, mais

SINOPSE: O Dr. Van Helsing (Hugh Jackman) é um dos principais especialistas em monstros de sua época, no século XIX. Contratado pela Igreja Católica, ele parte para o leste europeu com a missão de eliminar o mais perigoso dos vampiros: o Conde Drácula (Richard Roxburgh). Ao seu lado ele terá a ajuda de Anna Valerious (Kate Beckinsale), tendo ainda que enfrentar monstros como o lobisomem (Will Kemp) e Frankenstein (Shuler Hensley).

NOSSA IMPRESSÃO: Nada melhor do que pegar um personagem clássico e jogá-lo numa trama cheia de aventuras e ação, com uma nova interpretação de uma trama já bem conhecida. É o que Van Helsing nos entrega de bandeja!
Não posso falar do filme sem mencionar a trilha sonora, que é simplesmente magnifica e muito bem executada junto das cenas. Elas se "conversam", sabe?! Temos toda uma ambientação onde mescla certa tecnologia mesclada há uma época mais longínqua e a trilha sonora faz essa ligação.
O que dizer das personagens, da fotografia ou então figurino?! Ganha pontos extras aqui com a gente!
O ponto principal do filme passa longe do romance, mesmo que hajam esses momentos, mas funcionou muito bem para a atmosfera criada ao contarem a história.
Tem um final onde você sente o coração saltar uma batida. Não é nada parecido com um plot twist ou reviravoltas super emocionantes, porém é algo que não se espera de um filme desse gênero.
Van Helsing ganha mais estrelinhas aqui com a gente, principalmente por nos entregar numa "releitura" de três criaturas clássicas e que trabalham bem nesse filme.




TÍTULO: Drácula - A História Nunca Contada
TÍTULO ORIGINAL: Drácula Untold
ANO: 2014
GÊNEROS: Ação, Fantasia, Terror
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO: Luke Evans, Sarah Gadon, Dominic Copoer, mais

SINOPSE: Os habitantes da Transilvânia sempre foram inimigos dos turcos, com quem tiveram batalhas épicas. Para evitar que sua população fosse massacrada, o rei local aceitou entregar aos turcos centenas de crianças. Entre elas estava seu próprio filho, Vlad Tepes (Luke Evans), que aprendeu com os turcos a arte da guerra. Logo Vlad ganhou fama pela ferocidade nas batalhas e também por empalar os derrotados. De volta à Transilvância, onde é nomeado príncipe, ele gorverna em paz por 10 anos. Só que o rei Mehmed (Dominic Cooper) mais uma vez exige que 100 crianças sejam entregues aos turcos. Vlad se recusa e, com isso, inicia uma nova guerra.
Para vencê-la, ele recorre a um ser das trevas (Charles Dance) que vive pela região. Após beber o sangue dele, Vlad se torna um vampiro e ganha poderes sobrehumanos.

NOSSA IMPRESSÃO: Esse não é um filme original. Já é tão manjado que você deve ter se perguntado porque ir ao cinema. Porém, seguindo a moda crescente de heroificar os vilões mais marcantes dos clássicos, o filme conseguiu se mostrar "original". Se você já assistiu, com certeza deve ter torcido pelo Vlad, pela sua humanidade ou, pelo menos, para sua família. Se não assistiu, já advirto: esse não é um filme de seres apenas maus ou bons, mas, sim, de um jogo de interesses e busca pelo amor.
O enredo é bem tramado, sem nenhuma ponta solta. Talvez a didática do filme, no início, tenha sido até um pouco repetitiva. Porém, o resto do filme se mostrou bastante coeso e coerente, sem ser maçante. As cenas são cheias de ações com reviravoltas e tomadas de decisões importantes.
Outro ponto positivo para o filme, é a estética em si. Desde os figurinos até os efeitos cinematográficos são preciosíssimos. Mais um detalhe que mostra que os produtores não ficaram devendo nada ao clássico original. 




Lembro de ver Entrevista com o Vampiro passando na televisão uma vez - quando ainda era criança - e ficar admirada e ao mesmo tempo sentir um certo medo daquelas criaturas e hoje é um dos meus favoritos... talvez tenha sido ali que surgiu meu fascínio pelo sobrenatural hahaha

Espero que tenham gosto e curtido nossas indicações. Se ainda não assistiu a nenhum desse, correr lá e assisti e se já teve o prazer de conhecer essas histórias (nessa mídia), corre aqui e nos conta o que achou!

Até mais!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário