15/10/2016

Fora das Páginas: Animações


Olá, sejam bem-vindos a mais um "Fora das Páginas".
Chegando um pouquinho atrasadinho, mas marcando presença com as nossas indicações de animações - porquê também aqui nós curtimos uma boa animação, para toda família - mesmo que algumas tenham um toque mais sombrio.
Claro, também não podíamos deixar de lado um clássico - não, não é sobre princesas hahahaha... talvez num próximo façamos um especial, com as princesas mais "badass".

Bora conhecer essas animações que cativam nosso coração!



TÍTULO: O Estranho Mundo de Jack
TÍTULO ORIGINAL: Nightmare Before Christmas
ANO: 1993
GÊNERO: Fantasia, Animação, Musical, Família
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO: Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O'Hara, mais...

SINOPSE: Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.


NOSSA IMPRESSÃO: Simplesmente um clássico que deve ser assistido por todas as gerações, desde 1993. Dentre todas as animações, O Estranho Mundo de Jack está no "Top 5", pois é simplesmente perfeito em todos os sentidos. Adoro a maneira como os "acontecimentos" dos feriados principais foram mostradas, como portais num lugar longínquo e perto ao mesmo tempo.
O título original faz muito mais sentido com a história, que seria "Pesadelo Antes do Natal" (em tradução livre), porque tudo realmente se torna um tremendo pesadelo - para o Papai Noel e as crianças hahahaha.
Amo as letras das músicas, que são daquelas incansáveis e que é possível decorar ouvindo apenas duas ou três vezes.
E isso me faz lembrar de uma curiosidade muito interessante e legal. Para todos os países, ao qual O Estranho Mundo de Jack chegou, a voz do dublador do Jack é tão parecida, que nos dá a impressão de ser a mesma pessoa. Escutei as músicas dubladas em português (Brasil), japonês e francês - além do original - e é simplesmente fantástico como parece a mesma pessoa (isso mostra como eram muito bem feitas as dublagens antigamente, falo em principal aqui no Brasil, claro).
Apesar dele ter um toque mais "dark" que a maioria das animações infantis, ainda sim, é super recomendável para todas as idades, mesmo que algumas letras também sejam um pouco "dark"
É totalmente fora dos clichês e cativante!





TÍTULO: Zootopia
TÍTULO ORIGINAL: Zootopia
ANO: 2016
GÊNERO: Animação, Família, Comédia
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO:  Monica Iozzi, Rodrigo Lombardi, Ginnifer Goodwin, mais...

SINOPSE: Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.

NOSSA IMPRESSÃO: Para quem gosta de filmes de animação e procura aquele filme para olhar com a família inteira, Zootopia é uma ótima pedida. Um filme leve, mas capaz de promover profundas reflexões sobre alguns preconceitos já estabelidos na saciedade.
Zootopia nos apresenta a história da otimista coelha Judy e toda a sua luta para provar seu valor em uma cidade grade, individualista e cheia de preconceito. E para tal objetivo, ela se alia a Nick, uma raposa e predador natural dos coelhos. 
Arrisco dizer que o filme, de uma forma muito sensível, trabalha formidavelmente várias "doenças" da nossa sociedade- como machismo, individualismo, desonestidade - ao mesmo tempo que nos diverte.
Se você ainda não viu essa belíssima obra da Disney, por favor, não perca mais tempo!






TÍTULO: Coraline e o Mundo Secreto
TÍTULO ORIGINAL: Coraline
ANO: 2009
GÊNERO: Animação, Fantasia, Família
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO:  Dakota Fanning, Teri Hatcher, Jennifer Saunders, mais...

SINOPSE: Entediada em sua nova casa, Caroline Jones (Dakota Fanning) um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.

NOSSA IMPRESSÃO: Uma curiosidade sobre essa animação e que todo mundo já deve saber, é que a história é baseada na obra homônima de Neil Gaiman - que, por si só, já é divo o bastante.
E como nas obras dele, tudo tem um toque de mitologia ou folclore popular de alguma parte do mundo, Coraline não é diferente, apesar de não ser de maneira gritante como em outras obras.
O fato de ser um stop-motion (que é uma especialidade de Henry Selick - o diretor) deixa o clima da animação muito mais acentuado para a história que está sendo contada. Tem seus pontos... um tanto macabros (assim como O Estranho Mundo de Jack), para algo classificado para a família, mas acaba passando despercebido pelas crianças por elas não entenderem exatamente o que está se passando naquele desenrolar de cenas, mas se torna algo "levemente" arrepiante quando olhados duas ou três vezes e "captamos" aquelas entrelinhas, que antes estavam escondidas.

Como eu, Bia, sou uma pessoa que fica ligando os pontos aqui e ali, entre um livro ou filme com qualquer outra coisa (juro que não é paranoia minha, tah gente! Hahahaha), logo encontrei referências com algumas explicações plausíveis de como todo aquele mundo é possível. Foi bem fantasiado e floreado, mas como eu disse, Neil Gaiman gosta de colocar folclore e mitologia em suas obras.
E o que falar dos cenários? Simplesmente lindos e cativantes, com suas cores bem vibrantes e brilhosas. Particularmente, minhas cenas favoritas são as que acontecem à noite, pois tem todo aquele tom de azul e quase roxo acentuando o que está a volta.
É a animação perfeita para qualquer tipo de idade, mesmo com seus pequenos pontos macabros.




Essas foram as animações que mais gostamos. E você, já assistiu alguma delas? Tenho certeza que sim, então comenta o que achou dela. Se ainda não assistiu, super-recomendamos!
E para aqueles que curtem animações, estamos preparando um especial, mas não darei spoilers! Hahahaha


Carinhosamente,
Equipe EL&E

2 comentários:

  1. Olá!
    Amo demais "O Estranho Mundo de Jack" e "Coraline", são meus favoritos <3
    Eu tenho alma meio dark kkkkk'
    Adorei o post!

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem?
      E tem como não amar essas duas animações? Também estão entre as favoritas!
      Obrigada!

      Bjus!

      Excluir