10/10/2016

Resenha: Deusa do Mar - P. C. Cast

Olá pessoal!


Só por saudade, irei falar de Contos de Fadas!

Sou incrivelmente louca por Conto de Fadas. Amo todos e todas as releituras que já li. Sinceramente, não entendo esse meu fascínio, mas estou sempre procurando por novas histórias. Recentemente, tive uma experiência muito boa com “A Corte de Espinhos e Rosas” da Sarah Maas (Leia aqui a Resenha!). Entretanto, como toda boa leitora, antes de terminar esse, eu já tinha encontrado meu próximo livro: Deusa do Mar.

Talvez muitos de vocês, queridos leitores, conheçam a escritora por sua série de vamps, The House of Nigth. Mesmo que com muita sensualidade, ainda era um romance para adolescentes. Sentia a falta de algo mais adulto da autora. Gostava do seu estilo e as tramas que montava, mas sempre esperei um retorno maior nas suas histórias e comecei a perceber com o tempo que esse não era o rumo da série da Zoye. Foi então que, em um dia de muita sorte, encontrei o primeiro volume da série Goddess da P. C. Cast.
E como não se apaixonar por um livro que junta duas coisas que você gosta: Sereias e a P. C. Cast como autora?

Portanto, queridos leitores, respirem fundos e vamos mergulhar nessa obra!



TÍTULO: Deusa do Mar
TÍTULO ORIGINAL: Goddess Of The Sea
SÉRIE: Goddess – Volume 1
AUTORA: P. C. Cast
EDITORA: Novo Século
PÁGINAS: 429
SAIBA MAIS: Skoob







SINOPSE:


Na noite de seu vigésimo quinto aniversário, sozinha em seu apartamento, a Sargento da Força Aérea Christine Canady desejou uma coisa: um pouco de mágica em sua vida. Após beber muito champanhe, ela fez, de todas as coisas loucas, um ritual de invocação de uma deusa, esperando que aquilo de alguma maneira fizesse sua vida um pouco menos comum... Mas ela nunca acreditou que o feitiço fosse realmente funcionar! 
Quando seu avião militar cai no oceano, a missão de Chris no estrangeiro toma um rumo inesperado. Ela acorda para se encontrar em um tempo e lugar lendários onde a mágica governa a terra - ocupando o corpo da mítica sereia Ondina. Mas há perigo nas águas e a deusa Gaia transforma essa mulher militar e moderna em uma linda donzela para que ela possa procurar proteção em terra. 
Chris logo é resgatada (literalmente) por um cavaleiro de armadura brilhante. Ela deveria estar se apaixonando por esse sonho-tornado-realidade, mas ao invés disse ela deseja o mar e Dylan, o sexy tritão que roubou seu coração.
Fonte:Skoob


~~~
— Quero beijar você de novo – ele disse a ela. — Mas tenho medo de fazer isso e jamais soltá-la.
Chris sentiu um choro silente lhe arder a garganta… Ela não queria vê-lo desaparecer sob as ondas…
— Christine – a voz de Dylan foi transportada com fluência pela água. Ela se virou. Ele estava flutuando exatamente onde deixara. — Lembre-se que eu estarei aqui – ele disse de modo resoluto. — Pela eternidade, Christine. Eu sou capaz de esperá-la pela eternidade.
Pag. 159

~~~



Okay, sejam todos bem-vindos ao Reino de Poseidon. Opa, “pera”, de Gaia mesmo <3

Diferente da linha que a autora vinha escrevendo, Deusa do Mar tem a narrativa inteiramente em terceira pessoa e possui uma certa complexidade no vocabulário. Como, acredito, o romance tem como público-alvo um pessoal que já passou da adolescência, acabou tendo palavras “mais rebuscadas” e menos coloquial. Porém não é nenhum texto erudito. A Leitura ainda é muito fluida e leve, de fácil compreensão.

A trama não é original em sua essência. A história de Christine Canady, nossa mocinha, se compara com um misto de duas grandes histórias de sereia: O clássico conto da Pequena Sereia e a mitológica lenda de Ondine, princesa dos Mares. Talvez, para aqueles que gostam de entender a mitologia que inspira a trama, é bom fazer alguma pesquisa, já que não há detalhamentos sobre as lendas no livro. Mesmo sendo essa mistura, o meio e o fim conseguiram ser bastante criativos e, em alguns pontos, bastante inusitado e pouco previsível.

Outra coisa bacana no texto é a facilidade de nos envolvermos com a trama e conseguir “entrar no livro”. Principalmente nos cenários e na descrição dos personagens, a autora é sempre muito impecável em fazer suas descrições. Você praticamente se sente nadando com Ondina/Chris pelos mares.

Sobre os personagens, minha maior crítica é em relação a mocinha. Apesar de amar as mocinhas da Sra. Cast, desta vez, senti que faltou explorar mais. Chris começa como uma personagem imatura, com um emprego contraditório e algumas inseguranças bobas e, logo na segunda parte da história, é descrita já com grande diferença, em um amadurecimento rápido e exponencial. Além dela, senti que a autora pecou um pouco por não ter explorado outros personagens. Eles acabaram ficando muito superficiais e sem grandes características. Eles ou eram do “bem” ou eram do “mal”. E a vida é preta e branca hahaha

Sobre o livro em si, posso dizer que gostei muito do formato dele. As letras são em bom tamanho e espaçamento ajuda muito para quem lê por muito tempo. A capa é bastante bonita e pega bem a essência do livro, sem nenhum erro grotesco. Há errinhos na escrita de algumas palavras e falta de alguns travessões antes de falas, mas nada que atrapalhe a leitura.

Fonte: Revista Infinita

Minha impressão: Eu gostei do livro, mas não morri de amores. Gostei do empoderamento que ele deu as mulheres do livro e como foi bacana algumas lições (Mulheres tem que se unir, não se encararem como inimigas, que príncipes não são sempre príncipes...). Mas acho que falto um pouco da complexidade esperada em livros com uma proposta mais sensual. Já que há sexo no livro, porém aquele muito idealizado e cheio de fru-fru.

É uma leitura leve, divertida (tem cenas muito boas) e até empolgante. Tem um fim divertido e você pode se surpreender com ele. Mas ainda senti falta daquele aprofundamento. Retirando esse pequeno detalhe, o livro é realmente agradável e uma boa pedida para quem gosta de sereias.

Se você também quer se aventurar nessa terra mágica, busque já um livro de Rituais para a Mãe Terra ou leia Deusa do Mar, de P. C. Cast.
~~~

SOBRE O LIVRO: Deusa do Mar é o primeiro volume da série Goddess. Atualmente a série conta com 7 livros, todos já lançados no Brasil pela Editora Novo Século. São eles: Deusa da Primavera, Deusa da Luz, Deusa da Rosa, Deusa do Amor, Deusa de Troia e Deusa da Lenda. 


Carinhosamente, 
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário