26/12/2016

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell


Olá people!!!
Sejam bem-vindos a mais uma Resenha!!!

Hoje vamos falar de um livro com um "sentimento" como título e que dá vazão a esse nosso lado mais... "Fangirl".

Bora lá!!!



TÍTULO: Fangirl
TÍTULO ORIGINAL: Fangirl
SÉRIE: ---
AUTOR(A): Rainbow Rowell
EDITORA: Novo Século
PÁGINAS: 424
SAIBA MAIS: SKOOB

SINOPSE: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série, está sempre antenada aos fóruns, escreve uma fanfic de sucesso e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.

Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.
Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


RESENHA: Well, aqui está um livro que é um pouco contraditório para mim. Todos já ouviram falar da Rainbow Rowell e eu também – antes de ler Fangirl – e sempre tive um certo receio de ler, por não ser muito o tipo de leitura que me agrada.
Mas tomei uma garrafa de coragem, comprei e arrisquei a leitura. E me cativou completamente… até certo ponto, que onde a trama se torna contraditória para mim.
A protagonista Cath é o retrato de várias leitoras (e leitores também), ela é super fã da série de livros do Simon Snow (livro fictício, existe apenas dentro da trama) e ela escreve uma fanfic* sobre esse livro.
Quem nunca?! Hahahahha
É muito fácil se identificar com a Cath, principalmente se você é fã de uma saga e escreve fanfics e esse foi o ponto que mais me cativou, pois eu me identifiquei com ela – REVELAÇÕES!!! – e a fanfic é super famosa entre os internautas e alguns leitores até a consideram como o último livro da Saga Simon Snow (até então a autora ainda estava escrevendo o oitavo e último livro).
A Cath traz essa “bagagem” desde a adolescência, onde ela e a irmã gêmea escreviam juntas, mas esse seu “mundo perfeito” é desmanchado quando elas entram na faculdade e a Wren, irmã gêmea da Cath, se desvincula desse universo para viver a sua vida de altas baladas e regalias – aquele sonho norte-americano do que é entrar na faculdade, sabem?!
Acaba que a Wren quer ser mais independente – não ter todos fazendo comparações entre as duas – e isso faz com que cada uma vá para um lado, quase como um corte desse vínculo que elas tinham e a Cath se vê sozinha, com sua colega de quarto, Reagan e o amigo dela, Levi.
E é a partir disso que toda a trama se desenrola, em paralelo com trechos dos livros de Simon Snow e da fanfic da Cath.
A escrita da Rainbow é super leve e fácil, você devora o livro em um dia. 
Mas então chega a parte onde o livro não me agradou e ficou um pouquinho chatinho. Há um ponto em que a Cath se torna obcecada demais com a fanfic – o que já deixou a identificação com a personagem de lado – ao ponto de realmente colocar a história na frente de seus relacionamentos, nesse caso com o Levi.
Além de… vamos ser claro, Simon Snow é praticamente o Harry Potter da Rainbow, então fica algo meio “fanfic de uma fanfic”… bizarro. E esses trechos, que se intercalam com a história da Cath, ficaram chatos.
Das personagens, minha favorita é a Reagan. Ela acaba se tornando a melhor amiga da Cath no decorrer da trama. O Levi é um fofo, simples assim e ele usa camisas xadrez (*o*). A Wren é um caso de desgosto total.
Como o livro trata de amadurecimento, é “entendível” a urgência que Wren sente em se “desligar” da irmã… até certo ponto, pois ela se torna uma completa babaca. Acho que ao mesmo tempo que a Cath deveria entender o lado da irmã, a Wren também deveria ter sido menos arrogante e compreendido que, diferente dela, a Cath poderia amadurecer sem complexos de irmãs gêmeas – todos comparando as duas o tempo todo – e ao mesmo tempo, continuar escrevendo a fanfic, pois isso não as tornariam menos adultas, como a Wren tem em pensamento – não é dito explicitamente, mas é fácil de entender que é isso que ela pensa, que fanfic é coisa de criança.
A Cath é a típica personagem que começa bem, mas comete algumas burradas e você quer dar uns tapas na cara. No caso dela, foi quando a obsessão pela fanfic se tornou grande demais.
A trama como um todo, aborda relacionamentos entre os pais e filhos também, como no caso delas, que a mãe abandonou eles quando as duas ainda eram pequenas e depois decide voltar, querendo fazer tudo como se nada tivesse acontecido. 
É quase fácil de ver a Cath e a Wren em seus pais, não de uma maneira exagerada, mas em algumas características.
E nesse ponto a Rainbow foi sensacional. Em fato, a criação das personagens principais e secundárias é impecável, principalmente com aqueles que não nos agradam (gosto quando os autores conseguem despertar esse tipo de sentimento, pois mostra que se preocupam em agradar o público não agradando).
A história de Fangril é algo quase do cotidiano, claro, com suas pegadas bem ficcionais. E, mais do que outros gêneros, essa trama tem um público mais específico, pois ao mesmo tempo em que está falando sobre a vida de duas irmãs e o caminho de uma delas, a trama conversa com aquele leitor que também escreve – seja fanfic ou não – e isso foi o que mais me cativou no livro, fazendo valer a pena ter me arriscado.
Quanto a edição, a Novo Século manteve uma das capas originais de Fangirl (existem outras edições norte-americanas, mas todas no mesmo estilo). Adoro esse tom de verde por fora e rosa por dentro. 
A fonte e espaçamento estão perfeitos.
O livro é mediano, nem fino, nem grosso demais. Dá pra carregar pra qualquer lugar tranquilamente.




MINHA IMPRESSÃO: Vou confessar para vocês, não li todos os trechos que eram referentes a Simon Snow. Particularmente achei eles chatos e desnecessário – na quantidade em que se apresentam em meio a trama.
Fangirl é o tipo de leitura que foge bastante do que nós, aqui no blog, lemos… foge bastante mesmo hahaha… 
No entanto, a sinopse me pegou! Quem não quer ler sobre uma protagonista que também é fã de uma saga superfamosa e que também escreve (sei que essa parte vai mais para os leitores que escrevem também)?!
Queremos, claro!
E Fangirl consegue entregar o que promete. Compramos o livro querendo encontrar esse universo e encontramos tudo isso na trama, o que é um grande feito. 
Oh sim! E o melhor, não tem triângulos amorosos!!!!! 
Cara, eu amo isso!!!!
Continua não sendo o gênero de leitura que eu mais leio, porém é perfeito para quando se quer sair da “zona comum”, sabe?! Fangirl é completamente sem fantasia – o que povoa uns… 95% dos meus livros – e por vezes a gente precisa sair desses universos cheios de magias e criaturas mágicas e “respirar”.
É uma leitura que te deixa leve depois que se termina de ler.
Eu realmente gostei muito, salvo a parte onde a Cath se torna obcecada com a fanfic, mas num contexto geral, me agradou muito e me surpreendeu nesse sentindo. Eu já tive experiência com outros livros de ficção, mas que não continuam o teor fantástico, e foi total desagrado – o que me deixa com receios, principalmente dessas fórmulas de escrita que encontramos por aí e que eu não vou ficar citando aqui hahahahaha.
Então se você quer sair do “lugar comum” (que não seja esse tipo de leitura, nee?!” hahahaha), Fangirl é o livro perfeito para te fazer relaxar, respirar e sair leve, pronto para encarar a todos!
E para aqueles que já leram e curtiram todo esse envolvimento de Simon Snow, temos “Carry On”, que traz esse universo de volta. (pesquisar e confirmar)


*Fanfic – Fan Fiction = Ficção Escrita Por Fã (desde livros, filmes, séries e qualquer outro formato que conte uma história).


E então, você é uma Fangirl ou um Fanboy? Já leu esse livro? Conta pra gente o que achou!!!!


Carinhosamente,
Equipe EL&E

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Eu acho a capa muito fofinha! E se eu já compraria pela capa, depois de sua resenha compraria pela história também. É bom saber que não te agradou 100% e também não gosto muito quando os personagens - até os meus favoritos- se apegam muito a algo.
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Loysla, tudo bem sim e você?
    Sim, esse tom de verde em contraste com o rosa da parte interna é lindo! Realmente se tornou um pouquinho contraditório, pela obsessão da personagem, mas é uma boa história.
    Recomendamos!!!

    ResponderExcluir