28/01/2017

Fora das Páginas: Trilogia Capitão América


Olá people!
Sejam bem-vindo a mais um “Fora das Páginas”!

E hoje, vamos falar sobre os filmes do Cap. e também sobre o futuro Cap. no UCM (Universo Cinematográfico da Marvel).
Como assim, o “futuro” Cap.? Ficou louca? Chris Evans é o Capitão América!

Okay, vamos por partes!
Primeiro, vamos conhecer essa trilogia.

TRILOGIA CAPITÃO AMÉRICA – UMA HISTÓRIA SOBRE BUCK BARNES

TÍTULO: Capitão América – O Primeiro Vingador
TÍTULO ORIGINAL: Captain America – The First Avenger
ANO: 2011
GÊNERO: Ação, Aventura, Ficção Científica
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO: Chris Evans, Hayley Atwell, Sebastian Stan… 

SINOPSE: 2ª Guerra Mundial. Steve Rogers (Chris Evans) é um jovem que aceitou ser voluntário em uma série de experiências que visam criar o supersoldado americano. Os militares conseguem transformá-lo em uma arma humana, mas logo percebem que o supersoldado é valioso demais para pôr em risco na luta contra os nazistas. Desta forma, Rogers é usado como uma celebridade do exército, marcando presença em paradas realizadas pela Europa no intuito de levantar a estima dos combatentes. Para tanto passa a usar uma vestimenta com as cores da bandeira dos Estados Unidos, azul, branca e vermelha. Só que um plano nazista faz com que Rogers entre em ação e assuma a alcunha de Capitão América, usando seus dons para combatê-los em plenas trincheiras da guerra.


TRAILER





TÍTULO: Capitão América 2 – O Soldado Invernal
TÍTULO ORIGINAL: Captain America 2 – The Winter Soldier
ANO: 2014
GÊNERO: Aventura, Ação, Ficção Científica
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO: Chris Evans, Scarlett Johansson, Anthony Mackie… 

SINOPSE: Dois anos após os acontecimentos em Nova York (Os Vingadores - The Avengers), Steve Rogers (Chris Evans) continua seu dedicado trabalho com a agência S.H.I.E.L.D. e também segue tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo. Em parceria com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), também conhecida como Viúva Negra, ele é obrigado a enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal, que visita Washington e abala o dia a dia da S.H.I.E.L.D., ainda liderada por Nick Fury (Samuel L. Jackson).


TRAILER




TÍTULO: Capitão América – Guerra Civil
TÍTULO ORIGINAL: Captain America – Civil War
ANO: 2016
GÊNERO: Ação, Fantasia
NACIONALIDADE: EUA
ELENCO: Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson… 

SINOPSE: Steve Rogers (Chris Evans) é o atual líder dos Vingadores, super-grupo de heróis formado por Viúva Negra (Scarlett Johansson), Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Visão (Paul Bettany), Falcão (Anthony Mackie) e Máquina de Combate (Don Cheadle). O ataque de Ultron fez com que os políticos buscassem algum meio de controlar os super-heróis, já que seus atos afetam toda a humanidade. Tal decisão coloca o Capitão América em rota de colisão com Tony Stark (Robert Downey Jr.), o Homem de Ferro.


TRAILER




Antes de quaisquer palavras adicionais, não farei comparação alguma entre as HQs e os filmes – não nos apegamos a isso aqui no blog.

Okay, já estamos familiarizados com o Capitão!
Devo confessar que não vi o primeiro filme logo que foi lançado e me pergunto o “por que” disso!
Em “O Primeiro Vingador”, somos apresentado ao passado um tanto remoto de Steve, onde conhecemos Bucky Barnes, seu melhor amigo. Acredito que a época não poderia ter sido melhor escolhida.
Segunda Grande Guerra, Nazistas e Hydra (que nada mais é do que uma “releitura” da Sociedade Thule, cujo principal objetivo era o paranormal e sobrenatural, exatamente com a Hydra e que existiu… ou ainda existe, não sei… na vida real). 

Acho que o sangue germânico que correr nas minhas veias ajuda muito… isso ou o fato do meu primeiro sobrenome ser o mesmo de um dos personagens… um BIS para quem acertar quem é meu “avô”! hahahahaha

E não vou mentir, esse é um tema que prende minha atenção com facilidade!
Em meio a toda essa comoção, conspirações, traições e “renovações”, Steve Rogers encontra seu propósito.

Acho o primeiro filme uma bela introdução. Um tanto mascarada, mas é possível ler nas entrelinhas. Bucky Barnes se junta ao Cap. na missão contra a Hydra, mas sem muito sucesso para Bucky e com um “fim” dramático.
Okay, tivemos a origem do Capitão América, emergindo em sua glória como o “Exército de Um Homem Só”, impulsionando por suas convicções e desejos.

E então, Bucky volta.
Em “O Soldado Invernal”, Steve se vê diante de um fantasma… ou assim ele pensou ser. É o segundo passo, para ambos.
Aqui temos um filme muito mais sobre espiões, do que aventureiro ao estilo d'O Primeiro Vingador e com um tom mais sombrio e sóbrio.
Particularmente achei mais elaborado… construído, que o primeiro longa. Apesar de que em “O Primeiro Vingador” haver mais elementos que pudessem “chamar” minha atenção, “O Soldado Invernal” nos surpreende com seu roteiro e cenas mais “cleans”.
Acredito que este era o intuito dos diretores.

E então, por fim, chagamos em “Guerra Civil”, o melhor filme da trilogia! 
Onde temos Sam e Bucky lado-a-lado com Steve. O primeiro, ainda atormentado pelas memórias causadas pela Hydra e o segundo, buscando sua própria maneira de lidar com o passado – desde “O Soldado Invernal” – e conseguindo seu próprio espaço.
“Guerra Civil” foi o melhor filme, dos três, por ter sido muito bem trabalhado enquanto estava envolvendo uma gama maior de personagens, onde cada um conseguiu seu momento, sem se sobrepor aos outros ou sem ficar muito nas sombras.
Mais colorido que “O Soldado Invernal”, contrastando com a seriedade do problema que devem resolver.



“Ah, mas esse arco foi o pior, não tem nada a ver com as HQ's. Como pode ter gostado?”

Porquê tem o Bucky! Oras!
Eu falei na resenha do livro “Guerra Civil” que o Steve não era meu personagem favorito! Mas não, o Bucky não é o principal motivo do filme ter me agradado mais que os outros.
É como mencionei acima, tem um roteiro muito bem estruturado para acoplar tantos personagens e introduzir “novos” rostos, sem termos uma história que se perde ou com personagens em pouco destaque.
Todo o conceito continua lá! 

Como eu disse, não vou fazer comparações HQ's/Livro x Filme. Isso é algo inteiramente desnecessário, tendo em vista que os Universos entre as mídias criaram diferentes linhas. Não haveria como entregar um “Guerra Civil” exatamente como nos quadrinhos, pois já havia uma linha traçada de acontecimentos no UCM.

E é onde chegamos no Futuro Capitão América. Todos que acompanham os filmes e notícias dos mesmos, sabem que Chris Evans não vai mais interpretar o papel de Capitão.
Ele tem um contrato com a Marvel para seis filmes, sendo eles: Trilogia Capitão América e Os Vingadores – mesmo que o último seja dividido em duas partes, é contado apenas como único. Enquanto que o ator Sebastian Stan, que interpreta o Bucky/Soldado Invernal, tem um contrato para nove filmes.

A Trilogia, com Bucky em foco no segundo filme e no terceiro – ao lado do Tratado de Socovia – é quase uma indicação que ele vestirá o manto de Capitão América nos cinemas, provavelmente depois de “Guerra Infinita”.
Ele e Sam vestem o manto do Capitão em determinados arcos, nas HQ's.

Eu e dois amigos até fizemos algumas apostas de quem será o próximo Capitão! Mas o que não podemos deixar de notar, é que, na verdade, a Trilogia é sobre o Bucky e sua trajetória até esse momento.
Dentre os filmes solos, a trilogia do Capitão América é a minha favorita, sem sombras de dúvida! Além de contar com a minha outra personagem favorita da Marvel, a Viúva Negra. Particularmente, queria que o pessoal tivesse desenvolvido o relacionamento dela com o Bucky no UCM, mas fazer o quê…


E para você, qual o melhor filme? (Deixe de lado as comparações!)
E conte para nós qual seu super-herói favorito! É TeamCap ou TeamIron?
Quem você acha que assumirá o manto de Capitão América, Bucky ou Sam?

Até o próximo Fora das Páginas!


Carinhosamente,
Equipe EL&E

Nenhum comentário:

Postar um comentário